sábado, 7 de novembro de 2015

Microfone com ele!

Já é costume vê-lo em cima do palco, mas agarrado ao microfone foi a primeira vez. Normalmente está agarrado à bateria e não lhe fica mesmo nada mal, pelo contrário, fica-lhe até muito bem. Mas o que eu queria mesmo era testemunhar o que já tantas vezes ouvi falar. Disseram-me que há mais de 20 anos quando subia ao palco se transformava em qualquer coisa que nem ele sabe bem o quê, mas lá que corria bem, corria. Pelo menos é o que dizem!

Fotografia retirada do baú por Alexandra Silva. Por volta de 1989

Quando lhe perguntei quando tinha sido a última vez que subiu ao palco para dar uso à voz, não me soube responder. Ou melhor, respondeu-me: "Ui! Sei lá, já foi há tanto tempo!". Pedi-lhe que fizesse um esforço e lá me disse que tinha sido há uns 20 anos. Fiquei curiosa, pois nessa altura eu tinha 7 anos e então decidi ir mais longe e perguntar-lhe quando tinha sido a primeira vez. A primeira vez, talvez eu já fosse projecto, ou se calhar até já existia. Pois, foi em 1987 que juntamente com o João Miguel (baixo), Nuno Rafael (guitarra) e João Leitão (bateria), decidiram formar uma banda. Diz-me ele, que nenhum deles sabia muito bem tocar o instrumento que tinha nas mãos, mas tinham uma certeza, queriam ter uma banda! Como "é a vontade que faz o homem grande ou pequeno", eles decidiram ser grandes e foram.

30 minutos com Vómito, de 1988

Os Vómito acabaram por ser muito mais do que eles imaginavam e por algum tempo marcaram a diferença no panorama do Punk Rock nacional. "Nunca imaginei ter fãs, mas na altura acho que tinha!", disse-me ele uma vez.


Jaquepote 89, de 1989


Ontem foi dia de subir ao palco outra vez para cantar dois temas com os Peste&Sida, banda por onde passou por volta de 1992, numa noite memorável que levou ao palco do RCA Club, três décadas de muito punk rock e do bom.

Peste & Sida - Concerto especial de lançamento 1987-1990. 6 de Novembro 2015.

Ele deu conta da "Orgia Paroquial", tema original dos Vómito e do "Bule Bule" e não os deixou ficar mal. Apesar de mais de 20 anos se terem passado, consegui perceber porque razão me diz que desde que começou a pisar um palco, é lá que gostava de viver. Diz-me que por ele tinha a cama montada atrás da bateria. Pois eu, sou da opinião que ele devia começar a pensar montar a cama ao lado do microfone e quem concorda comigo que se manifeste.



De quem é que eu estou a falar? Do Zé Vilão! Pois claro!



3 comentários:

  1. Bole, bole Zé "you're a solid rocker now!"

    ResponderEliminar
  2. Claro que tinhas fãs, eu e meu grupo de amigas vimos e ouvimos Vómito pela primeira vez no RRV e adorámos, até no bar da escola passámos a K7 :)

    ResponderEliminar